Praia Clube nas Paralimpíadas

Praia Clube nas Paralimpíadas Tóquio 2020

Assim como ocorrido com as Olimpíadas Tóquio 2020, as Paralimpíadas tiveram que ser adiadas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Originalmente, os Jogos Paralímpicos de Tóquio seriam realizados entre os dias 25 de agosto e 6 de setembro de 2020. 

Dada a crise sanitária global, as Paralimpíadas Tóquio 2020 vão ser realizadas entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. 

As Paralimpíadas deste ano serão compostas por 22 modalidades diferentes, divididas entre os gêneros masculino e feminino. No total, 131 países terão representantes nos Jogos deste ano. 

O Brasil nas Paralimpíadas

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é  a delegação com o maior número de inscritos no torneio, com 253 atletas ao todo. O CPB participará de 20 modalidades dentro da competição. 

As expectativas brasileiras para as Paralimpíadas Tóquio 2020 são bastante otimistas. Espera-se ultrapassar o recorde de medalhas, acumuladas na última Paralimpíada,  praticada em casa (Rio 2016). Naquela ocasião, o Time Brasil acumulou um total de 72 medalhas, sendo 14 delas de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. 

As grandes esperanças de medalhas para o Brasil se concentram, principalmente, nas equipes de Atletismo e Natação, dentre todas as suas diversas provas e modalidades. 

O Praia Clube de Uberlândia é o clube que mais irá ceder atletas e profissionais para a comissão técnica, dentre todas as modalidades,  do Time Brasil, nas Paralimpíadas Tóquio 2020. 

Seis nadadores do Praia Clube em Tóquio.  

Ao todo, seis nadadores se classificaram: Ruan Souza, medalhista na Rio 2016, e Vanilton Filho disputarão a segunda paralimpíada de seus currículos. Gabriel Bandeira, Gabriel Melone, Laila Abate e João Pedro Brutus irão estrear nas piscinas paralímpicas.

Além dos nadadores, o treinador Alexandre Vieira também foi convidado para fazer parte da delegação brasileira em Tóquio. 

Incentivo fundamental

A equipe paralímpica do Praia Clube é uma das mais vitoriosas do esporte brasileiro e mundial, tendo seus atletas recorrentemente premiados em competições nacionais e internacionais.

As instalações do clube fornecem toda a estrutura necessária para que os atletas mantenham o seu alto nível de performance. Esse apoio garante a constante evolução dos ciclos de treinamento, isto é: alimentação, suplementação, preparo físico e mental e condições de treinamento. 

Dessa forma, o Praia Clube vem se consolidando como uma equipe muito competitiva, em nível nacional e internacional,  que é o que se objetiva manter nos próximos anos. 

Para além da natação. 

Muito mais do que um clube que entrega excelência no esporte, e em seus respectivos resultados,  – neste caso, a natação –  o Praia cumpre seu importantíssimo papel de formar cidadãos e garantir a inclusão social de brasileiros com algum tipo de deficiência. 

A prática esportiva estimula a auto estima e autoconfiança das pessoas com deficiência, o que acaba por integrá-las na sociedade. Essas pessoas, na maioria das vezes marginalizadas, se sentem incluídas por meio do mecanismo do esporte. 

Como consequência, crianças e jovens que tenham alguma deficiência se sentirão, cada vez mais, bem representadas e terão belas fontes de inspiração para combater preconceitos que possam vir a passar pelas suas vidas!

Parceria forte 

A Rede Incentive se sente muito orgulhosa e honrada em manter, por tanto tempo, a parceria com o Praia Clube. O Praia é um cliente que sempre demonstrou muita competência em seus projetos e trabalhos, tanto esportivos quanto sociais, levando, com excelência e qualidade, o nome de Uberlândia – e de Minas Gerais –  para todo o cenário esportivo brasileiro!

Incentive você também o esporte paralímpico brasileiro clicando aqui.